Ensinar Exige Tomada Consciente De Decisões




producao.s3.amazonaws.com/D2eaCsMJ5tvhRzRCBMCv2rmRNSutraW4aE32gcqF8PZScppWQbyUBEgvyKeC/paulo-freire.png


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia 


3.5 Ensinar Exige Tomada Consciente De Decisões, cap.3, pág 56 a 58.


Voltemos à questão central que venho discutindo nesta parte do texto: a educação, especificidade humana, como um ato de intervenção no mundo. É preciso deixar claro que o conceito de intervenção não está sendo usado com nenhuma restrição semântica. Quando falo em educação como intervenção me refiro tanto à que aspira a mudanças radicais na sociedade, no campo da economia, das relações humanas, da propriedade, do direito ao trabalho, à terra, à educação, à saúde, quanto à que, pelo contrário, reacionariamente pretende imobilizar a História e manter a ordem injusta.Estas formas de intervenção, com ênfase mais num aspecto do que noutro nos dividem em nossas opções em relação a cuja pureza nem sempre somos leais. Rara vez, por exemplo,percebemos a incoerência agressiva que existe entre as nossas afirmações “progressistas” e o nosso estilo desastrosamente elitista de ser intelectuais. E que dizer de educadores que se dizem progressista mas de prática pedagógico-política eminentemente autoritária? Não é por outra razão que insisti tanto em Professora Sim, Tia Não, na necessidade de criarmos, em nossa prática docente, entre outras, a virtude da coerência. Não há nada talvez que desgaste mais um professor que se diz progressista do que sua prática racista, por exemplo. É interessante observar como há mais coerência entre os intelectuais autoritários, de direita ou de esquerda. Dificilmente, um deles ou uma delas respeita e estimula a curiosidade crítica nos educandos, o gosto da aventura. 


Referência Bibliográfica:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Disponível em: https://www.google.com/url?q=https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwjl4qGDlK_0AhVoHrkGHZuJAL8QFnoECAMQAg&usg=AOvVaw2T96y8KefRmYljlYDIi9la. Acesso em: 03 de nov. de 2021


Deixo Aqui Um Vídeo ensinar exige tomada consciente de decisões



Comentários

  1. Sandy: quando o texto não é de tua autoria, você deve não somente indicar a fonte como observar as normas de citação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Não É Privilégio

A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI